
No final da semana o fado ficou mais pobre. Morreu a fadista Maria da Nazaré Martins, aos 79 anos. A notícia foi avançada pela Antena 1, esta sexta-feira, dia 4 de julho, e o Notícias ao Minuto confirmou depois junto do Museu do Fado.
Sara Correia, que se cruzou com Maria da Nazaré quando ainda era moço, não tardou a prestar-lhe uma homenagem na sua página de Instagram.
“Conheci a Maria da Nazaré ainda moçoila. Temos muitas histórias juntas, muitas. Tantos ensinamentos e tantas histórias que partilhou comigo”, começou por redigir a artista junto de duas fotografias em que aparece na companhia da fadista.
“Posso expressar que tive a sorte de andejar lado a lado com o fado todos os dias, a Maria. A Maria da Nazaré é o fado puro! E sim, é um dia muito triste para todos. Minha Maria, sei que fiz a minha segmento. Vou a lembrar todos os dias. Adoro-a com todas as forças”, acrescentou.
“Um dia cantaremos novamente juntas. Até já, minha Maria”, pode ler-se, por término, nesta emotiva partilha de Sara Correia.
Em seguida fazer a publicação na rede social, a artista recebeu o espeque dos fãs, colegas e amigos através de carinhosas manifestações na caixa de comentários. Fernando Daniel, por exemplo, comentou com emojis em forma de corações pretos. Ana Moura também se manifestou com um emoji de um coração partido. “Beijinho, querida”, disse, por sua vez, José Carlos Malato.
De recordar que Maria da Nazaré e Sara Correia chegaram a trovar juntas na gala de Natal do ‘The Voice Portugal’, no final de 2024, onde interpretaram o tema ‘Rosa Caída’. Veja ou recorde esse momento no vídeo aquém.
Quem também recorreu à sua página de Instagram para prestar uma homenagem a Maria da Nazaré foi Diogo Clemente.
“Já pensei em muitas coisas pra redigir mas não importam textos. Se tiver Instagram ai em cima, receba beijos daqui. Vou ter muitas saudades. E o fado perdeu mais um pilar. Ósculo, Nazaré”, escreveu o músico ao lado de uma retrato da fadista.
Sabe-se que Maria da Nazaré esteve internada no hospital no pretérito mês de junho, uma vez que a própria comunicou aos seguidores através do Facebook.
Ainda no dia 17 de junho, a fadista disse estar “ainda no hospital a esperar mediação cirúrgica”.
Leia Também: “O fado está de luto”. Morreu a fadista Maria da Nazaré
Recorde-se que esta sexta-feira foi também noticiada a morte de outro músico muito publicado do público português, Luís Jardim, que fez segmento dos jurados dos ‘Ídolos’.
Luís Jardim, músico, percussionista, professor e produtor músico, morreu esta sexta-feira, 4 de julho, no dia no seu natalício. Miguel Albuquerque, presidente da Madeira, já reagiu à morte, através de uma sentida homenagem.
Mariline Recta Rodrigues | 17:34 – 04/07/2025