
O Access Bank Mozambique homenageou, no dia 9 de Julho, a engenheira moçambicana Jocelyne Machevo, no contexto da iniciativa “Power of 100 Africa”, que presta tributo às mulheres africanas que estão a impulsionar mudanças significativas nos seus sectores. A eminência reconhece a sua imposto para o sector de vontade e gás no continente africano.
Lançado em Novembro de 2024, o “Power of 100 Africa” visa homenagear as mulheres africanas que se destacam uma vez que agentes de mudança em áreas uma vez que os negócios, a saúde, a tecnologia e a ensino. Inspira-se no sucesso da edição de 2015, dedicada a mulheres influentes na Nigéria, e está alinhada com a Agenda 2063 da União Africana e com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, em pessoal o Objectivo 5 sobre a paridade de género.
Segundo um expedido da instituição, a escolha de Jocelyne Machevo reflecte o impacto da sua trajectória profissional. Engenheira social de formação pelo Instituto Superior de Transportes e Comunicações, com mestrado em Economia e Gestão de Vontade e Envolvente pela Eni Corporate University (Milão), iniciou a sua curso em 2013 na Eni, tendo integrado equipas de projectos de grande graduação uma vez que o Coral South FLNG. Foi a primeira mulher moçambicana a ocupar um missão executivo na Eni Rovuma Basin.
Em 2020, ingressou na TotalEnergies Moçambique uma vez que líder de interface no projecto Mozambique LNG, o maior projecto de gás originário liquefeito do País. Presentemente, actua uma vez que consultora nas áreas de desenvolvimento de negócios, estratégia de investimento, envolvimento com stakeholders e desenvolvimento de teor sítio.
Para Chiwetalu Obikwelu, administrador-delegado junto do Access Bank Mozambique, a eminência é também um símbolo de transformação. “Esta homenagem é uma mensagem poderosa: as mulheres moçambicanas estão a redefinir os sectores mais estratégicos do continente com visão, conhecimento e coragem. Jocelyne Machevo representa o melhor da nossa juventude e liderança feminina.”
O processo de selecção das mulheres a homenagear teve um júri diversificado, constituído por especialistas do sector e figuras de renome, que avaliaram as candidaturas com transparência e imparcialidade.
O Access Bank reafirma “o seu compromisso com a paridade de género, o empoderamento feminino e o reconhecimento de líderes que estão a deixar uma marca positiva no continente africano.”