
Registaram-se, nos últimos dias, incêndios florestais de maiores dimensões em Portugal. Habitualmente associadas a ações dolosas, estas ocorrências podem ter outras causas também devidas a práticas humanas.
A manancial da ignição pode ser um viatura estacionado – e não precisa de ter qualquer desarranjo ou defeito de funcionamento. O risco que cá trazemos está ligado às temperaturas atingidas habitualmente pelo catalisador.
O perfil solene dos Agentes do Meio Envolvente da Andaluzia no X (velho Twitter) deixa uma potente recomendação: “Vegetação seca? Evite estacionar em cima dela. O catalisador ou a própria emissão de partículas pode iniciar um incêndio”.
A mesma recomendação vem também, por exemplo, da Percentagem do Texas para a Qualidade Ambiental – que também diz para evitar deixar o viatura parado em cima de montes de folhas secas
Deixar o sege estacionado em zonas de terreno – nem sempre devidamente preparadas estando com vegetação e mato sedento – não é uma prática incomum. Sobretudo quando a oferta de estacionamento convencional escasseia ou a procura é maior.
O catalisador é secção principal de um sege, de modo a reduzir as emissões poluentes. Durante a operação de uma viatura, leste componente pode chegar a temperaturas de várias centenas de graus. Se parar o seu sege em cima de vegetação seca, isso pode ser o suficiente para promover a ignição de chamas em pouco tempo.
Saiba o que fazer se estiver a conduzir e for apanhado no meio das chamas. O calor intenso em Portugal Continental fazem crescer o risco de incêndio florestal por estes dias.
Notícias ao Minuto | 08:59 – 30/05/2025
O transe é ainda maior em dias de calor, agravado pela potencial ignição ser logo inferior de um sege – com as labaredas a poderem propagar-se para os componentes do viatura e para outras viaturas deixando a situação descontrolada muito rapidamente.
Assim, deve evitar estacionar em cima de vegetação e mato sedento, procurando alternativas que sejam mais seguras. Dessa forma, contribui para uma maior segurança do envolvente, vidas humanas, do seu e eventualmente de outros veículos, assim uma vez que de eventuais bens materiais adicionais.
Leia Também: Mais de 20 concelhos de quatro distritos em transe sumo de incêndio