
O Ferrari número 83 da AF Corse obteve oriente domingo a vitória nas 24 Horas de Le Mans, com Phil Hanson, Robert Kubica e Ye Yifei ao volante. Pela primeira vez, um piloto chinês (Yifei) e um polaco (Kubica) ganharam a mítica prova à universal. Foi um evento inserido na estação do Mundial de Resistência (WEC), que até agora só teve vitórias da marca de Maranello.
A corrida deste termo de semana no Rodeio La Sarthe teve três portugueses em prova. Nos Hypercar, a principal categoria, Filipe Albuquerque (Cadillac WTR) foi forçado a deixar posteriormente 11 horas devido a problemas no motor do coche que dividiu com Jordan e Ricky Taylor.
Já António Félix da Costa, num LMP2 da AF Corse com François Perrodo e Matthieu Vaxivière, obteve o nono lugar na classe. Quanto ao estreante Bernardo Sousa, partilhou um Ford da Proton Competition nos LMGT3 com Ben Barker e Ben Tuck. O trio concluiu em nono na classe.
A vitória absoluta e da principal classe, Hypercar, foi disputada entre os três Ferraris e o Porsche número 6 solene da Penske. Chegou a parecer provável que o obreiro italiano monopolizasse o pódio – tendo renovado de alguns erros graças a um safety car sensivelmente a meio da prova.
No final, Kubica cortou a meta com 14,084 segundos de progressão para Kévin Estre – que dividiu o Porsche 6 com Laurens Vanthoor e Matt Campbell. O Ferrari 51, com os vencedores do ano pretérito a bordo (Alessandro Pier Guidi, Antonio Giovinazzi e James Silencioso) cortou a meta no lugar mais inferior do pódio. O Ferrari 50 esteve nas posições de pódio até muito perto do termo, mas um erro nas últimas horas relegou o trio a quarto. A Cadillac Hertz Team JOTA fechou o top cinco.
Nas outras categorias, a Inter Europol Competition venceu nos LMP2 com Jakub Śmiechowski, Nick Yelloly e Tom Dillmann – que bateram o coche da VDS Panis Racing. Já a Manthey 1ST Phorm, com o Porsche de Riccardo Pera, Richard Litz e Ryan Hardwick, triunfou em LMGT3 na frente de um Ferrari da Vista AF Corse.
Leia Também: Valkyrie LM. A versão para amadores do Aston Martin de Le Mans