
A MINI tem um novo protótipo totalmente elétrico – o Aceman E, que é o seu primeiro crossover e preenche o espaço entre o Cooper e o Countryman.
Trata-se de um protótipo compacto, com exclusivamente quatro metros de comprimento.
Em termos de motorização, o MINI Aceman E dispõe de um motor elétrico com 184 cv de potência, sendo capaz de atingir os 160 km/h de velocidade. A afinação foi feita de modo a que o viatura tenha um comportamento desportivo, enquanto o chassis cria uma sensação de kart.
A bateria é de 42,5 kWh, podendo ser carregada em espaços públicos e em mansão. A autonomia atinge os 309 km (ciclo de testes WLTP).
A silhueta inconfundível típica da MINI permanece, mas os faróis dianteiros e a secção frontal foram redesenhados (mantém-se a grelha octagonal), conferindo um aspeto desportivo. Já os farolins traseiros mantêm a sua assinatura típica.
Existem quatro variantes diferentes: Essential, Classic e Favoured, assim uma vez que a John Cooper Works. Esta dota o Aceman E de uma personalidade de corridas, graças ao design próprio da vanguarda e da traseira e aos tons de preto cintilante e em vermelho Chilli Red.
O condutor encontra um volante compacto e o habitual tela de instrumentos do dedo rodear ao núcleo. Os acabamentos são de subida qualidade. O veículo é capaz de acomodar cinco pessoas e 300 litros de bagagem – que podem ser expandidos para 1.005 litros.
Leia Também: Um carruagem elétrico polui tanto uma vez que três híbridos? As contas da Toyota