
A Presidência de França e a Renault continuam lado a lado há mais de 100 anos, com o Renault Rafale Presidencial a ser agora o coche solene de Emmanuel Macron. E tem uma série de características diferenciadoras daquele que é o protótipo que serviu de base – o Renault Rafale Hyperr Hybrid E-Tech 4×4 de 300 cv.
Segundo a marca, oriente foi o resultado de uma parceria que teve com o Palácio do Eliseu e com artesãos franceses. A geração do Rafale esteve a missão do núcleo de design da Renault em Gyancourt, sendo uma viatura que “suporta o Superintendente de Estado nas viagens oficiais”.
A versão para a Presidência da República tem uma grelha distintiva com as cores da bandeira francesa, assim uma vez que porta-bandeiras removíveis e emblemas nas portas frontais também com as cores da bandeira de França. As portas traseiras são de início suave, num coche mais espaçoso e adequado do que o Rafale de série.
A decoração emprega a cor exclusiva azul Bleu Présidence, assim uma vez que um efeito refulgente visível sob luz solar que replica as cores da bandeira tricolor gaulesa (branco, azul e vermelho). A carroçaria está munida de uma tecnologia que limita a aspiração de calor a 10ºC contribui para um interno mais confortável.
A blindagem foi trabalho da Centigon France, que trabalhou junto da Renault para a integração necessária. Os materiais empregues são, simultaneamente, leves e fortes. Ao tornar-se num veículo impenetrável, o Renault Rafale Presidencial exigiu modificações à suspensão e ao chassis. As jantes Chicane ‘calçam’ pneus Michelin para todas as estações.
Ao nível de motorização, é híbrida plug-in hyper hybrid E-Tech 4×4, tendo até 300 cv de potência e 1.000 km de autonomia (105 km em modo totalmente elétrico). Para além de ter tração integral, possui sistema 4Control advanced com quatro rodas direcionais.
No que toca ao interno, o Renault Rafale Presidencial foi dotado de características de conforto, tecnologia de ponta e de um esboço talhado para o viatura e para os seus fins. O mármore Noir Grande Antique é um material vasqueiro em automóveis e foi aplicado em torno da consola meão, quadro de instrumentos e braço meão do volante.
Com um interno funcional e ligado, oriente coche único foi concebido para ser um escritório traste. Foram, também, implementadas soluções de conforto térmico e acústico para os ocupantes.
Ludovic Avenel concebeu o aprimoramento para os painéis de controlo traseiros em madeira de faia escura com acabamentos em marchetaria. Na secção traseira dos bancos frontais, encontram-se bolsos discretos que podem albergar itens para os passageiros. A ventilação dos bancos traseiros foi talhada de forma a manter o conforto sem comprometer o design elegante. Já os apoios de cabeças possuem o brasão de armas de França gravado a laser.
Há cores específicas para o pele no interno do Renault Rafale Presidencial. Uma novidade consola meão traseira para esta versão Presidencial tem revestimento em Alcantara. Foi concebida tendo em conta as necessidades das funções do Presidente de França.
Para além de um veículo ao serviço da Presidência francesa que se assume uma vez que escritório traste, a Renault encara oriente coche uma vez que “mostra sob rodas para Chefes de Estado estrangeiro e dignitários, ilustrando a primazia e ‘art de vivre’ francesas”.
Leia Também: Renault abandona pele bicho nos seus veículos
[ad_2]