
Os robotaxis parecem ter chegado para permanecer. Pela primeira vez, o Reino Unificado terá um serviço de transporte de passageiros em viaturas de meio autónoma. Leste entrará em tempo de testes no próximo ano.
A implementação começará na primavera de 2026, através de uma parceria entre a Uber e a Wayve, com um programa piloto.
O projeto irá colaborar com o governo do Reino Unificado e com a Transport for London, no sentido de obter licenciamento e na aprovação do enquadramento regulatório. Já em maio do ano pretérito, o Automated Vehicles Act veio “regular os veículos automatizados nas estradas e noutros locais públicos”.
Em expedido, a Uber informa que os testes de veículos totalmente autónomos de Nível 4 conjugarão a plataforma de Lucidez Sintético da Wayve com a rede de mobilidade global da própria Uber.
Segundo Heidi Alexander, secretária de Estado dos Transportes, o início será na primavera de 2026. A iniciativa terá um impacto positivo, com a geração de 38.000 empregos e a geração de 42 biliões de libras para a economia, segundo a governante.
E o resto da Europa?
A Uber e a Wayve não tencionam cingir-se ao Reino Unificado. É lá que se realizarão estes testes operacionais, mas a teoria é ‘trilhar o caminho’ para uma “implantação em graduação em mercados europeus chave”.
Leia Também: Mobilidade revolucionada? Tesla quer lançar robotaxi a 12 de junho