
Conhecidos por serem tecnologicamente avançados, os automóveis da Tesla contarão, muito em breve, com mais uma novidade – um ‘chatbot’ de perceptibilidade sintético, o Grok.
Foi o que revelou o proprietário, Elon Musk, nas rede social X (velho Twitter) esta manhã: “O Grok está a chegar aos veículos da Tesla muito em breve. O mais tardar, na próxima semana”.
A versão mais recente do ‘chatbot’ é o Grok 4, lançado já esta semana. Originalmente disponibilizado em novembro de 2023, o sistema está integrado no X, tendo aplicações móveis para Android e iOS.
Apesar de viver há menos de dois anos, o Grok já foi escopo de diversas polémicas, mas também atualizações e melhorias. Vai já na sua quinta versão depois a 1, 1.5, 2 e 3.
Levante é um ‘chatbot’ conversacional de perceptibilidade sintético generativa, à semelhança do muito sabido ChatGPT – ao qual procura responder.
Nos últimos dias, o Grok esteve ‘sob queimada’, por publicar mensagens a conterem elogios a Adolf Hitler.
A empresa de Perceptibilidade Sintético (IA) de Elon Musk afirmou hoje que está a retirar “mensagens inadequadas” feitas pelo seu ‘chatbot’ Grok, que parecia incluir comentários antissemitas que elogiavam Adolf Hitler.
Lusa | 15:37 – 09/07/2025
A conta solene do sistema no X esclareceu: “Estamos conscientes das publicações recentes feitas pelo Grok e estamos a trabalhar ativamente para expulsar as publicações inapropriadas. Tendo ficado a par do teor, a xAI agiu para banir oração de ódio das publicações do Grok no X. A xAI está a treinar somente a pesquisa pela verdade e, graças a milhões de utilizadores no X, somos capazes de identificar e atualizar o padrão enquanto o treino poderia ser melhorado”.
Leia Também: Elon Musk culpa utilizadores por comentários antissemitas do Grok