
O verão é uma profundeza do ano em que os termómetros sobem, em privativo quando se atravessam ondas de calor uma vez que a que está prevista para os próximos dias. Se o ser humano sofre com as temperaturas altas, o mesmo se pode proferir dos automóveis – em privativo quando ficam muitas horas expostos ao sol e ao calor.
Os carros atuais têm, cada vez mais, componentes eletrónicos – e até baterias no caso dos eletrificados – que são suscetíveis de se deteriorarem com a exposição prolongada ao sol e altas temperaturas.
Por isso mesmo, é forçoso saber uma vez que pode deixar o seu veículo mais protegidos nestes dias mais quentes. E, ao mesmo tempo, salvaguardar também a secção cosmética do mesmo.
1. Estacione à sombra (sempre que verosímil)
Esta parece óbvia, mas muitas vezes acaba por ser ignorada. A sombra reduz significativamente a temperatura dentro do veículo e acaba por proteger o tablier, volante e bancos. Se não encontrar sombra procedente, opte por coberturas ou estacionamentos subterrâneos.
2. Use proteções solares nos vidros
Colocar um tapa-sol refletor no para-brisas e em outros vidros laterais ajuda a reduzir a temperatura interna. Aliás, protege os componentes eletrónicos e plásticos do interno e evita deformações e descoloração.
3. Evite lavar o coche com a carroçaria quente
Lavar o coche diretamente ao sol pode fomentar manchas na pintura devido à secagem rápida da chuva. Sempre que verosímil, lave o veículo à sombra e com a carroçaria fria. Utilize produtos adequados que garantam proteção UV.
4. Verifique o nível de líquidos com regularidade
O calor pode apressar a evaporação dos líquidos do veículo, uma vez que o líquido de refrigeração, óleo do motor e líquido dos travões. Verifique os níveis com maior frequência e certifique-se de que estão dentro dos valores recomendados.
5. Não deixe objetos sensíveis dentro do coche
Evite deixar telemóveis, dispositivos eletrónicos, isqueiros ou garrafas plásticas no interno do coche. Com o calor, estes objetos podem danificar-se ou até simbolizar riscos de incêndio.
6. Atenção ao estado dos pneus e bateria
Temperaturas elevadas afetam diretamente a pressão dos pneus. Pneus excessivo cheios ou vazios podem ser perigosos, pelo que verifique a pressão com regularidade. O calor também acelera o desgaste da bateria, pelo que se notar qualquer tipo de lacuna no arranque, deve dirigir-se a uma oficina para verificar a situação com um profissional.
7. Verifique o vidro do seu veículo
Além de verificar o estado dos pneus e bateria do seu veículo, é importante verificar também o estado do vidro do seu veículo e se tem picadas/fissuras, uma vez que podem expandir com a subida exposição ao sol ou variações térmicas. Para estes casos, deve efetuar a reparação do seu vidro veículo.
Mauro Silva, Gestor de Centros Próprios da Glassdrive Portugal, explicou: “Com a chegada das ondas de calor, evitar a exposição direta ao sol torna-se fundamental para preservar o veículo e, sobretudo, manter otimizados os níveis de segurança. Os vidros, em pessoal, são bastante sensíveis às variações térmicas e um para-brisas sujeito a temperaturas elevadas pode desenvolver fissuras com maior facilidade. Mas não são só os vidros que sofrem com o chamado stress térmico. Também a bateria, os pneus, os sistemas de refrigeração ou climatização, muito uma vez que os painéis e diversos plásticos, podem perder as suas propriedades com a exposição prolongada ao sol”.
Leia Também: De quanto em quanto tempo deve mudar os pneus do coche?