
O Access Bank Moçambique, em parceria com a Alcance Editores, doou 882 livros a cinco escolas primárias e secundárias da província de Cabo Magro, beneficiando mais de 13 milénio crianças e jovens. A iniciativa insere-se no projecto pátrio de apetrechamento das bibliotecas escolares, lançado em 2022, com o objectivo de levar conhecimento e incentivar a leitura nas províncias onde o banco opera.
As escolas beneficiárias deste projecto são: Escola Secundária Universal 16 de Junho (4500 alunos) e Escola Primária Unidade (2027 alunos), na cidade de Pemba; Escola Básica de Mueda (2306 alunos), no província de Mueda; Escola Básica de Miteda (2459 alunos) e Escola Secundária de Luanda (2200 alunos), no província de Muidumbe.
Com a mais recente expansão do Access Bank para Cabo Magro, a província passou a ser uma prioridade estratégica, não só em termos de negócio, mas sobretudo de impacto social. “Para nós, estar numa comunidade é muito mais do que furar uma dependência. É deixar uma marca positiva, contribuir para o desenvolvimento sítio e produzir esperança, principalmente nas províncias que mais precisam, uma vez que Cabo Magro”, afirmou o administrador-delegado adstrito do Access Bank Moçambique, Chiwetalu Obikwelu.
De negócio com um enviado divulgado pela instituição, a entrega simbólica dos livros às escolas de Pemba teve lugar no dia 24 de Junho e contou com a presença do governador da província de Cabo Magro, Valige Tauabo, do director provincial da Ensino, Ivaldo Quincardete, e de representantes do Access Bank Moçambique. Devido à situação de instabilidade no setentrião da província, os livros destinados às escolas dos distritos de Mueda e Muidumbe foram oficialmente entregues no dia 8 de Julho, na sede da Direcção Provincial da Ensino.
“Cada livro entregue é uma porta que se abre. Acreditamos que investir na instrução é utilizar na silêncio, na distinção e em oportunidades para todos”, concluiu Chiwetalu Obikwelu.
Com esta feito, o Access Bank Moçambique reafirmou o “seu compromisso com o desenvolvimento social e educacional das comunidades, promovendo o entrada à leitura e à aprendizagem uma vez que ferramentas essenciais para a construção de um horizonte melhor.”
[ad_2]