
A Associação das Pequenas e Médias Empresas de Moçambique (APME) e a Câmara de Transacção e Indústria Moçambique-Vietname assinaram, esta quinta-feira, 10 de Julho, em Maputo, um memorando de entendimento. A formalização do convenção marcou o lançamento da Cooperação Empresarial Moçambique-Vietname, informou a Rádio Moçambique (RM).
A iniciativa faz secção de uma estratégia institucional de longo prazo, com o objectivo de fortalecer o intercâmbio empresarial entre os dois países. A APME espera que esta colaboração ajude a “promover a transferência de conhecimentos e a dinamizar as exportações, criando novas oportunidades no mercado.”
O convenção visa também substanciar as relações comerciais entre Moçambique e Vietname, ao facilitar parcerias estratégicas. Esta medida foi vista uma vez que uma oportunidade de prolongamento para as PME, permitindo-lhes aquiescer a novos mercados e a expandir as suas operações.
O memorando está em conformidade com os estatutos da APME, que prevêem a promoção de parcerias internacionais e o aumento das exportações. Aliás, a APME pretende valorizar a marca “Made in Mozambique”, o que poderá contribuir para o aumento do Resultado Interno Bruto (PIB) pátrio.
De convenção com a associação, esta cooperação será fundamental para impulsionar o sector empresarial de Moçambique. “A transferência de conhecimentos e o dilatação do entrada a mercados internacionais poderão fortalecer a competitividade das empresas do País a nível global.”
O memorando reflecte também o esforço das duas instituições em gerar um envolvente favorável ao desenvolvimento poupado de ambos os países. A parceria facilitará ainda a ingressão de produtos moçambicanos nos mercados internacionais, promovendo as exportações e a diversificação da economia.