
O Ministério da Saúde (MISAU) anunciou que a campanha pátrio de vacinação contra a poliomielite do tipo 2 abrangeu um totalidade de 19 milhões de crianças com idade até 10 anos, num investimento de 15 milhões de dólares. Citado pela Lusa, Quinhas Fernandes, director Pátrio de Saúde Pública, afirmou que foi superada a meta inicialmente prevista que era de vacinar 18,2 milhões de crianças em todo o País. A campanha decorreu de 2 a 6 de Junho.
O responsável esclareceu que todas as actividades de vacinação contra esta doença são avaliadas por equipas independentes ao sector da saúde, através da Avaliação de Qualidade em Lotes (LQAS).
“Com levante método, no termo da campanha, é feito um estudo com base numa exemplar aleatória de 60 crianças por região. Deste número, se formos verificar que mais de três crianças não foram vacinadas, significa que o região, do ponto de vista epidemiológico, não está muito vestido”, esclareceu.
Neste sentido, Fernandes revelou que os resultados do LQAS, para a presente campanha, indicam que 131 dos 159 distritos passaram nessa avaliação, representando murado de 82%. “Entre os 28 distritos que não passaram, 11 tiveram quatro a seis crianças não vacinadas, seis com sete a nove crianças não vacinadas e 11 com dez ou mais crianças não vacinadas.”
“Estes resultados do LQAS são considerados bons. No entanto, para a segunda ronda, devemos lutar para melhorar esta performance. Isto será importantíssimo para controlar o surto da versão da pólio do tipo 2. Devemos prometer que os distritos que não passaram nesta ronda tenham melhor desempenho na segunda período que vai suceder de 8 a 12 de Julho deste ano”, declarou.
Em Maio de 2024, uma equipa independente que avaliou a resposta ao surto de poliomielite recomendou à Organização Mundial da Saúde (OMS) que fosse pronunciado o termo do surto da doença em Moçambique e no Maláui.
A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no tripa, que pode infectar crianças e adultos através do contacto com fezes ou secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas.a d v e r t i s e m e n t