
A plataforma flutuante Coral Sul, dedicada à produção de gás oriundo liquefeito (GNL), irá remunerar aproximadamente 16 milénio milhões de dólares em impostos e taxas ao Estado ao longo da sua vida útil estimada em 30 anos, informou esta quarta-feira, 9 de Julho, a Sucursal de Informação de Moçambique.
A informação foi tornada pública durante uma visitante guiada à instalação marítima, organizada pelo Ministério dos Recursos Minerais e Robustez, com o objectivo de dar a saber os progressos do projecto à informação social.
Operada pela multinacional italiana Eni, a Coral Sul encontra-se fundeada a 50 quilómetros da costa do província de Palma, na província de Cabo Ténue, e 200 quilómetros a setentrião da cidade de Pemba, Cabo Ténue. A plataforma foi inaugurada a 23 de Novembro de 2022 pelo portanto Presidente da República, Filipe Nyusi, e constitui presentemente o único projecto de GNL em produção no País.
A directora-geral da Eni Rovuma Basin, Marica Calabrese, revelou que “até Junho de 2025, a plataforma processou 501,6 milhões de pés cúbicos de gás, tendo exportado 128 carregamentos, 112 de GNL e 16 de condensado”. No mesmo período, a empresa já canalizou 210 milhões de dólares (13,44 milénio milhões de meticais) para os cofres do Estado sob forma de impostos.
O gás tirado das águas ultra profundas da bacia do Rovuma é liquefeito directamente na unidade flutuante, construída na Coreia do Sul pelos estaleiros da Samsung e posteriormente rebocada até ao Meato de Moçambique. A plataforma possui capacidade para produzir 3,4 milhões de toneladas de GNL por ano.
Todo o gás produzido pela Coral Sul é adquirido pela petrolífera BP (multinacional britânica de petróleo e gás, com sede em Londres, Inglaterra), que detém um contrato individual de 20 anos, com possibilidade de extensão por mais dez.
Ao contrário dos projectos em terreno firme, a Coral Sul beneficia da sua localização offshore, estando fora do alcance directo dos ataques armados protagonizados por grupos extremistas que têm assolado partes da província de Cabo Ténue, sobretudo nas imediações da península de Afungi.