
O crude do Mar do Setentrião, de referência na Europa, fechou o dia no Intercontinental Exchange a cotar dois dólares supra dos 67,11 com que encerro as transações na terça-feira.
A cotação do Brent começou a semana em subida e roça o limiar simbólico dos 70 dólares, depois de o Irão ter suspendido a cooperação com o organização de controlo nuclear da ONU [Agência Internacional de Energia Atómica AIEA)] e de EUA e Vietname terem chegado a um concordância mercantil.
O presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, aprovou hoje uma lei que suspende a cooperação com a AIEA, segundo a prensa iraniana, o que vai proibir a ingressão dos seus inspetores no Irão e expulsar os que lá se encontrem.
Hoje também se ficou a saber um concordância alfandegário entre os EUA e o Vietname, mediante o qual as importações dos EUA provenientes do Estado asiático vão remunerar uma taxa de 20%, que sobe para 40% nos casos em que o Vietname é intermediário de terceiros países. Em contrapartida, o Vietname dá “entrada totalidade” aos produtos dos EUA
Leia Também: Cotação do Brent para entrega em setembro baixa 0,89% para 67,11 dólares