
O Executivo moçambicano anunciou que quer potenciar o aproveitamento parcimonioso e turístico da ilhota de Santa Carolina, localizada no Arquipélago de Bazaruto, na província de Inhambane, na região sul de Moçambique, através da construção de um empreendimento.
De convenção com Inocêncio Impissa, porta-voz do Governo, a decisão foi tomada durante a realização do Recomendação de Ministros, sublinhando que a medida visa promover a ilhota e perfurar espaço para que investidores possam erigir infra-estruturas que garantam a realização de actividades turísticas neste ponto, tendo em conta as suas condições.
“O Governo concedeu a possibilidade e a prorrogativa ao Instituto Pátrio do Turismo (INATUR) de conceber e negociar as diferentes potencialidades que existem nesta ilhota. Ainda não há zero definido sobre a infra-estrutura turística a ser implantada. Espera-se um investimento privado”, destacou.
Impissa frisou que os operadores privados da espaço do turismo têm exórdio para recorrer ao INATUR e fazer negociações para que “possam efectivamente aquiescer e desenvolver qualquer projecto na ilhota da Santa Carolina.”
Citado pela Lusa, o responsável revelou que Santa Carolina já esteve concessionada a uma determinada entidade que tinha um projecto há alguns anos, mas, depois de mais de seis anos sem nenhuma mediação, houve a premência de cancelar a autorização.
Santa Carolina é uma ilhota rochosa com canais profundos e tem três praias com recifes de corais perto da costa. É considerada a “jóia” das ilhas que formam o Arquipélago de Bazaruto.