
“Esta é a maior feira/sarau do país pela dimensão e só isso é um repto. Leste ano temos uma aposta poderoso na sua reconfiguração, com reorganização do espaço, para comodidade, segurança, mas também para ir ao encontro do sabor de quem visitante e dos expositores”, indicou o presidente da empresa municipal Inova, Pedro Cardoso.
A 33.ª edição da Expofacic — Feira Agrícola, Mercantil e Industrial de Cantanhede, no província de Coimbra, vai transcursão de 31 de julho a 10 de agosto, no Parque Expo-Desportivo de São Mateus.
Numa visitante de avaliação técnica ao recinto da 33.ª Expofacic, Pedro Cardoso explicou que nascente concurso é “muito mais do que um edital de espetáculos”.
“Cada setor vale por si. É uma feira enorme, com várias feiras dentro da própria feira”, acrescentou Pedro Cardoso, que é também vice-presidente da autonomia.
De convenção com a presidente da Câmara de Cantanhede, Helena Teodósio, para os 11 dias do concurso foram investidos perto de 2,3 milhões de euros, estimando-se que passem pelo recinto com 100 milénio metros quadrados “murado de 400 milénio visitantes”.
Entre as grandes novidades para nascente ano está o fluviário, um aquário traste com 14 metros de comprimento, 22 milénio litros de chuva e dezenas de espécies de peixes.
Já o Street Gaming vai reunir o melhor do universo dos videojogos, “da nostalgia do ‘retrogaming’ à adrenalina dos simuladores mais avançados e da verdade virtual”.
À disposição vão estar murado de 30 consolas de ‘retrogaming’ jogáveis que levam os visitantes numa viagem no tempo desde os anos de 1970, para além de 20 postos de jogo Arcade, diversos PCs, PlayStation 5 e XBOX com os títulos mais aguardados e recentes; e um Simulador Racing com jogos porquê GT7, F1 2025 e Testdrive.
O concurso, para todas as idades, conta ainda com o Expofacic Kids, com dez insufláveis, trampolins, casinhas infantis, Vídeo Both 360 Infantil, Foto Both Infantil, animação de mascotes e espetáculos de teatro / musicais infantis.
No que toca aos espetáculos, serão murado de 200, divididos pelos sete palcos do concurso.
Pelo palco principal vão passar os Quatro e Meia (dia 31 de julho); Nininho Vaz Maia (01 agosto); Xutos & Pontapés e Hybrid Theory (dia 02); Tony Curso (dia 03); Némanus e Bia Caboz (dia 04); Mariza e Miguel Luz (dia 05); Calema e Nena (dia 06); Lon3r Johny & Profjam (dia 07); James Bay e Dillaz (dia 08); VanZee & FrankieOnTheGuitar e Pontífice (dia 09); Grupo Menos é Mais e Maninho (dia 10).
Leia Também: Sarau e romaria de São Tomé de Ançã integrada no Património Impalpável