
O Grupo Banco Mundial anunciou a nomeação de Fily Sissoko uma vez que o novo Director de Partilha para Moçambique, Madagáscar, Ilhas Maurícias, Comores e Seicheles, a partir de hoje.
Sissoko sucede a Idah Pswarayi-Riddihough, que ocupou o missão durante os últimos quatro anos e meio.
Segundo o expedido enviado à Escritório de Informação de Moçambique (AIM), Sissoko irá liderar o envolvimento do Grupo Banco Mundial com os parceiros governamentais, de desenvolvimento e outras partes interessadas. As suas iniciativas estarão alinhadas com as prioridades nacionais, muito uma vez que com a visão do Banco Mundial de um mundo livre de pobreza num planeta habitável.
Oriundo da Costa do Marfim, Sissoko traz consigo uma vasta experiência de mais de 23 anos em desenvolvimento, tendo trabalhado nas regiões de África, Ásia Oriental, Ásia do Sul e Pacífico. Recentemente, desempenhou a função de Gerente Pátrio do Banco Mundial para o Togo, com sede em Lomé, e anteriormente foi Gerente da Prática Global de Governação para a região da Ásia Oriental e Pacífico.
A sua trajectória no Banco Mundial começou em 2002, quando se tornou profissional em gestão financeira em Dakar, no Senegal. Desde portanto, ascendeu a vários cargos de liderança na organização.
Com residência em Maputo, Sissoko supervisionará um portfólio que compreende 63 projectos, totalizando 8,5 bilhões de dólares em compromissos distribuídos entre os cinco países da sua jurisdição. Levante base abrange sectores fundamentais, incluindo instrução, força, saúde, protecção social, infra-estrutura, lavradio, governação e desenvolvimento do sector privado.