
A Omnia Holdings, empresa sul-africana de produtos químicos, anunciou um dividendo peculiar pelo segundo ano seguido, impulsionado pelo incremento do seu negócio de mineração. No entanto, a companhia enfrentou desafios significativos em Moçambique, onde a instabilidade política e social impactou negativamente as suas receitas, informou esta segunda-feira, 9 de Junho, a sucursal Reuters.
Segundo o CEO da Omnia, Seelan Gobalsamy, “a volatilidade cambial no Zimbabué, as perturbações logísticas em Moçambique devido a distúrbios políticos e o impacto de uma seca severa na Zâmbia afectaram a receita da empresa.”
Sabe-se que, no País, as manifestações pós-eleitorais violentas comprometeram operações no porto e no Galeria de Maputo, dificultando o escoamento de mercadorias essenciais. Navios com mercadorias permaneceram atracados no porto de Maputo, impossibilitados de descarregar devido à paralisação do transporte rodoviário. Ou por outra, saques em armazéns e supermercados agravaram a escassez de víveres na região sul, afectando particularmente o fornecimento de arroz.a d v e r t i s e m e n t
Resultados financeiros da Omnia
No ano fiscal encerrado a 31 de Março, a Omnia reportou lucros por obra (EPS) de 0,39 dólares (24,11 meticais). A empresa, que fornece fertilizantes e aditivos para solos a países em África, também fabrica explosivos utilizados na indústria mineira.
A ramificação de mineração da Omnia reportou um aumento de 10% na receita para 500 milhões de dólares (31,9 milénio milhões de meticais), ajudando a indemnizar uma queda de 2% na receita do negócio agrícola, que foi impactado por condições operacionais desafiadoras em África, excluindo a África do Sul.
No entanto, a crescente procura por urânio, cobre e outros metais essenciais para a transição global para energias renováveis está a impulsionar a procura por consumíveis de mineração e a aumentar a receita do negócio de explosivos da Omnia.
“A empresa tem registado possante procura por explosivos para minas na Namíbia, República Democrática do Congo e na Zâmbia, enquanto a sua joint venture na Indonésia também continua a crescer”, afirmou Gobalsamy.
“Os nossos lucros de mineração são agora superiores aos nossos lucros agrícolas”, acrescentou o responsável, destacando: “Todos conhecem a Omnia pelos fertilizantes, mas a mineração é agora maior do que o nosso negócio agrícola.”
Dividendos declarados
A Omnia declarou um dividendo ordinário de 0,22 dólares (0,69 meticais) por obra e um dividendo peculiar de 0,15 dólares (0,47 meticais) por obra, retornando 61,5 milhões de dólares (3,8 milénio milhões de meticais) aos accionistas. No ano pretérito, a empresa pagou um dividendo peculiar de 0,18 dólares (0,56 meticais) por obra.a d v e r t i s e m e n t