
O Presidente da República Daniel Chapo reuniu-se na quarta-feira, 2 de Julho, em Sevilha, Espanha, com o presidente da Africa50, Alain Ebobissé, para discutir o reforço da cooperação estratégica no domínio do desenvolvimento de infra-estruturas no País. A reunião centrou-se em projectos nos sectores da vontade, transportes e das tecnologias de informação e notícia (TIC).
A Africa50 é uma instituição pan-africana de investimento em infra-estruturas, detida por 33 países africanos, entre os quais Moçambique, e pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD). A sua missão é correr o desenvolvimento de infra-estruturas sustentáveis no continente africano.
Segundo o jornal O País, durante o encontro, o patrão do Estado reafirmou o interesse do seu Governo em solidificar parcerias que promovam o progresso sustentável vernáculo.
Já Alain Ebobissé afirmou que a audiência com o Presidente Chapo “se centrou no esteio que propomos ao Governo moçambicano em projectos específicos de infra-estruturas. Discutimos projectos nos sectores da vontade, transportes e TIC.”
O presidente da Africa50 elogiou, ainda, a decisão do Governo de asilar, em Agosto próximo, na cidade de Maputo, a reunião universal dos accionistas da Africa50. “Será um evento que reunirá diversos países africanos e parceiros internacionais para discutir o progresso dos projectos no País e partilhar as iniciativas da instituição no continente.”
O encontro em Sevilha sucede à reunião realizada em Abril, durante a qual ambas as partes haviam já identificado oportunidades de investimento, reiterando a valia da colaboração entre Moçambique e a plataforma pan-africana de investimentos.
A realização da reunião dos accionistas em Maputo posiciona o País porquê um núcleo estratégico para o investimento em infra-estruturas, oferecendo novas oportunidades de incremento poupado e de modernização dos sectores vitais do País.a d v e r t i s e m e n t