
Só em junho, o incremento homólogo foi de 18,65%, registando-se assim o 16.º mês ininterrupto de expansão, apesar de uma contração de 6,86% em relação a maio.
Segundo dados revistos, em abril o indicador alcançou o melhor resultado desde fevereiro de 2020, com uma subida homóloga de 23,71%, graças à procura de ‘chips’ avançados para aplicações de lucidez sintético (IA). Em maio, o incremento abrandou ligeiramente para 22,6%.
O portal especializado Trading Economics previa uma desaceleração no incremento da produção industrial em junho, apontando ainda assim para um progressão próximo dos 20%.
Entre janeiro e junho, o setor de partes e componentes eletrónicos cresceu 25,78% face ao mesmo período do ano anterior, sendo superado unicamente pelos segmentos de circuitos integrados (+29,57%) e computadores, produtos eletrónicos e óticos (+51,64%).
O índice de produção da indústria transformadora, por sua vez, registou uma subida de 17,77% no primeiro semestre e de 20,03% em junho face ao ano anterior.
Em 2024, a produção industrial taiwanesa cresceu 11,77%, revertendo dois anos consecutivos de quedas, impulsionada pela crescente procura global por ‘chips’ avançados destinados à IA e à computação de cume desempenho.
No entanto, analistas alertam que a guerra mercantil iniciada pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, poderá ter um impacto profundo na economia da ilhéu, altamente dependente da exportação de produtos eletrónicos, em privado semicondutores.
Leia Também: Pequim pede à Nvidia produtos “de subida qualidade” para clientes chineses