
A organização não-governamental Mangwana entregou na quarta-feira, 23 de Julho, na província de Manica, cheques no valor de 63 milhões de meticais (um milhão de dólares) a 17 empresas agrícolas comerciais e 207 pequenos produtores, no contextura do seu fundo de subvenção, informou a Filial de Informação de Moçambique.
De entendimento com o órgão, os apoios, com valores entre 1,8 e 10,2 milhões de meticais (28 240 dólares a 160 125 dólares), visam fomentar a produção agrícola mercantil ao longo do Galeria da Borda. A maioria dos beneficiários dedica-se a culturas de rendimento para venda.
Segundo Augusto Jaime, director do programa Mangwana, o projecto assenta em três pilares: base aos pequenos produtores, promoção do sector privado e melhoria do envolvente de negócios. A assistência inclui materiais de regadura, com o objectivo de substanciar a resiliência face às alterações climáticas.
Por sua vez, a governadora da província de Manica, Francisca Tomás, destacou que os apoios vão impulsionar a produção e a geração de rendimento familiar em sete distritos. A responsável exortou os produtores a valorizarem os apoios com práticas agrícolas sustentáveis.
O programa Mangwana foi lançado em 2024 e prevê a início de uma segunda temporada nos próximos meses, alargando os benefícios a mais produtores e pequenas empresas do sector.a d v e r t i s e m e n t
[ad_2]