
O resultado do dia indica que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average recuou 0,10% e o tecnológico Nasdaq 0,03%, enquanto, pelo contrário, o alargado S&P500 ganhou 0,13%.
A Fed decidiu manter a taxa de lucro no pausa entre 4,25% e 4,50%, apesar das pretensões contrárias de Donald Trump – que voltou a insultar o presidente o banco meão, Jerome Powell -, enquanto espera por mais informação sobre os efeitos do aumento das taxas alfandegárias decididas pela Mansão Branca.
A decisão foi a esperada, se muito que Powell tenha assinalado uma incerteza “raramente elevada”, e apontou que as expectativas de inflação a pequeno prazo subiram, devido às taxas alfandegárias.
Em todo o caso, a reunião da Fed “esteve hoje claramente no núcleo da atenção”, apontou Angelo Kourkafas, da Edward Jones, em declarações à AFP.
“Não houve grandes surpresas. A Suplente Federalista manteve-se na expectativa”, acrescentou.
“A reação inicial [de Wall Street] foi positiva”, destacou.
Mas oriente otimismo cedeu às previsões económicas do banco meão.
“As taxas alfandegárias vão repuxar os preços para cima e tarar sobre a atividade económica”, disse Powell.
A Fed espera agora um desenvolvimento da economia norte-americana de 1,4%, em 2025, depois de 1,7%, em março, e 2,1%, em dezembro de 2024, e prevê um aumento da inflação para três por cento, supra dos 2,7%, que esperava em março, e dos dois por cento que tem uma vez que objetivo.
A prolongamento da guerra ao Irão, que Israel juntou aos ataques na Fita de Gaza, é “um outro fator que mantém o moral dos investidores a um nível muito grave”, segundo Kourkafas.
O líder iraniano, Ali Khamenei, disse hoje que o seu país “nunca” se renderia a Israel, que multiplicou os ataques aéreos ao Irão, antes de voltar a ser visado por mísseis hipersónicos.
No jardim da Mansão Branca, Trump disse a jornalistas que a sua paciência com o Irão “estava a completar”, mas alimentou a incerteza sobre se os EUA se iriam juntar a Israel nos ataques ao Irão.
Leia Também: De olhos no Médio Oriente, Wall Street abre positiva à espera da Fed
[ad_2]