
O emissário português em Moçambique, António Costa Moura, confirmou nesta terça-feira, 10 de Junho, que o Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, vai participar nas comemorações dos 50 anos de independência de Moçambique, evento que terá lugar em Maputo no dia 25 de Junho.
“Um momento histórico que todos teremos o privilégio de testemunhar. E, por isso, tal porquê Moçambique se fez simbolizar ao mais superior nível nas comemorações do 25 de Abril, será com grata honra que, respondendo ao gentil invitação do Presidente Daniel Francisco Chapo, Portugal se fará simbolizar nas celebrações da independência pelo Presidente da República, professor Marcelo Rebelo de Sousa”, anunciou.
Intervindo em Maputo à margem das celebrações do dia 10 de Junho (Dia de Portugal) o diplomata enfatizou que, há 50 anos, os dois países “começaram a erigir uma relação de amizade e cooperação entre países soberanos, livres e iguais”, atingindo poucos anos depois mais de 25 acordos bilaterais de cooperação em várias áreas, porquê da saúde, à formação, resguardo, segurança, cultura ou ensino.
“Só nos últimos 30 anos, murado de 10 milénio jovens moçambicanos frequentaram o ensino superior em Portugal, com um aumento exponencial na última dez, sinal de que os laços entre os dois países se vão renovando de geração em geração”, enfatizou.
Citado pela Lusa, Costa Moura destacou também o espeque ao ensino técnico-profissional em Moçambique, sustentando que “entre 2001-2018, o País beneficiou de mais de 1700 agentes educativos, professores e directores das escolas profissionais e assistiu à graduação de mais de 60 milénio alunos”.
O responsável recordou que as duas nações assinaram em 1988 o Convénio de Cooperação Técnica no Domínio Militar e que, desde logo, serviram em Moçambique 1200 militares portugueses e 590 militares moçambicanos frequentaram formação em Portugal.a d v e r t i s e m e n t